Multimédia é um termo que provém da língua inglesa e que se refere àquilo que utiliza vários meios em simultâneo na transmissão de uma informação. Uma apresentação multimédia, pode incluir fotografias, vídeos, sons e texto. O conceito é aplicado a objectos e sistemas que recorrem a múltiplos meios físicos e/ou digitais para comunicar os seus conteúdos. O termo também é usado em referência aos meios em si que permitem armazenar e difundir conteúdos com estas características.
Tipos de multimédia:
Natureza espaço-temporal:
Estáticos - Agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, textos e gráficos.
Dinâmicos - Agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respectivo tipo de média dinâmico.
Origem:
Capturados - São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador.
Sintetizados - São aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware.
Modos de divulgação:
Online - Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW.
Offline - A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD.
Fontes:
http://conceito.de/multimedia
http://rubenefabiomultimedia.blogspot.pt/2012/01/quais-sao-os-tipos-de-multimedia.html
Sem comentários:
Enviar um comentário