quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Fonte tipográfica

A tipografia é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objectivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Tipografia também é um termo usado para a gráfica que usa uma prensa de tipos móveis.

Fonte escalada: As fontes escaladas são definidas através de vectores, matematicamente. Nunca perdem definição ao serem ampliadas. Foram desenvolvidas pela Adobe e são o formato nativo do PostScript.

Exemplo: True Type - Foram criadas nos anos 80 pela Apple e posteriormente implementadas no windows 3.1 pela Microsoft. Podem ter seu fator de escala definido para qualquer tamanho, são legíveis em vários tamanhos e é possível envia-las para qualquer dispositivo de saída. São recomendadas quando é preciso uma fonte leve, mas que imprima bem e tenha uma boa qualidade em monitores; sua extensão é “.ttf”. 


Fonte bitmapped: As fontes bitmapped são guardadas como uma matriz de pixéis, perdem qualidade ao serem ampliadas. Se uma impressora não suportar fontes bitmapped, não pode imprimi-las. As cinco fontes bitmapped são: courier, MS Sans Serif, Small e Symbol.

Exemplo: MS Sans Serif - MS Sans Serif é uma fonte proporcional introduzida no Windows 1.x como "Helv". Ela é uma marca registrada da Microsoft Corporation. Foi modificada para a nomeclatura actual a partir do Windows 3.1. 


Fontes:
http://www.designculture.com.br/o-que-sao-fontes-truetype-opentype-e-postscript/

Sem comentários:

Enviar um comentário